terça-feira, 24 de maio de 2011

Vítima de bullying na PB finge sequestro para chamar atenção, diz polícia:

 Jovem é o mesmo que ameaçou um colégio particular em setembro do ano passado.
Ele se contradisse em depoimento e vai responder por falsa comunicação de crime.
  
Depois de cerca de oito horas de depoimento no 10º Distrito Policial de João Pessoa, na Paraíba (PB), um estudante de 18 anos confessou que se encharcou de gasolina e forjou o seu próprio sequestro para chamar atenção das autoridades sobre o problema do bullying escolar, afirmou o promotor da Infância e da Juventude Alley Borges Scorel. O depoimento começou às 14h desta terça-feira (26).

O estudante é o mesmo que ameaçou um colégio particular da cidade em setembro do ano passado, afirmando ser vítima “extrema” de bullying - prática na qual crianças e adolescentes são intimidados por colegas de maneira agressiva, com apelidos constantes e repetitivos.

A suposta armação foi feita pelo rapaz para convencer a polícia e o Ministério Público do Estado da Paraíba de que ele não estava envolvido na produção de três vídeos que foram divulgados no YouTube, em que eram feitas ameaças a alunos da escola particular da cidade _a mesma que foi alvo de ameaças em setembro.

De acordo com Scorel, o garoto confessou aos policiais ter produzido sozinho os vídeos para simular que seria perseguido por um suposto grupo de alunos numa forma de vingança. Bem editada, a montagem leva a crer que o jovem era um dissidente do grupo e que o motivo do rompimento seria ter denunciado à polícia um plano do grupo de realizar um atentado (não-concretizado) na escola. O vídeo também pede uma lei nacional de combate ao bullying.

  Estudante vai responder criminalmente:
 
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Estado da Paraíba, Eitel Santiago, o estudante praticou "atos de terrorismo" contra outros alunos e responderá pelos crimes de exposição de pessoas ao perigo, além de falsa comunicação de crime (ao forjar o seu seqüestro).

"Foi tudo uma simulação que foi feita com o propósito de aterrorizar outras pessoas do colégio em que ele estudava. Além disso, ao forjar o seqüestro, ele mobilizou todo um aparato policial desnecessariamente. Pedi rigor para o delegado na apuração do crime, a idéia é pedir a prisão preventiva dele", disse o secretário.

  Pais ficaram chocados e pediram desculpas :
 
Segundo o promotor, que acompanha o caso desde o início, os pais do estudante ficaram surpresos com a confissão do filho, que segundo eles está em acompanhamento psicológico desde o ano passado. "Foi um dano terrível para a família. Os pais ficaram chocados, choraram. O pai dele pediu desculpas às famílias dos dois jovens que aparecem nas imagens divulgadas do YouTube e também pediu desculpa ao colégio", afirmou o promotor.

  Contradições no depoimento :
 
O enredo com ares de tragédia foi descoberto pelas contradições do estudante durante seu depoimento à polícia, segundo o promotor Scorel, que já desconfiava do garoto desde quando o visitou em sua casa, na última sexta-feira (22), para começar a investigação a respeito dos vídeos que estavam na internet.

"Eu quis assistir os vídeos junto com ele. Em nenhum momento ele mostrou alguma reação, algum sentimento de medo, nada. Imagine só. Qualquer pessoa que se depara com uma ameaça daquele porte no mínimo se assustaria ou pediria proteção e isso não aconteceu", afirmou Scorel.
  
Como a polícia também estava no caso, o estudante teve de criar uma forma de tornar a farsa verossímil, armando a recente simulação de seqüestro. Ele algemou os pés, as mãos, amarrou um pano na boca, usou um gorro e ainda se encharcou de gasolina. "Ele refez todo o procedimento durante o depoimento, na frente da polícia, para mostrar que era possível. É um menino muito inteligente, mas está doente", disse o promotor.

  Estudante precisa de tratamento :
Segundo Scorel, o estudante ainda está muito perturbado por causa do bullying que ele sofreu na escola (seu apelido era chupeta de baleia) e ainda não se convenceu de que precisa de tratamento. "É como um alcoólatra. Ele precisa querer se tratar. E com ele não está acontecendo isso. Ele quer chamar a atenção da sociedade porque ele sofreu medidas socioeducativas no ano passado e quem praticou o bullying contra ele não sofreu nada. Na cabeça dele, isso ainda não acabou", disse.

Antes de o caso ser encerrado, o computador do rapaz ainda vai ser submetido à perícia da Polícia Federal para se comprovar que o vídeo do YouTube é de sua autoria. O jovem também vai ser submetido a exame de sanidade mental.

                                                                                                                                    Por : Pablo Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário