quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bullying faz adolescentes obesos procurarem cirurgia bariátrica.

Pesquisa diz que 30 por cento dos estudantes já foram vitimas dessas agressões.

A população jovem brasileira está engordando. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo IBGE, referente aos anos de 2008 e 2009, mostram que 21,7% dos jovens entre 10 e 19 anos estão acima do peso e mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso.

Com o crescimento da obesidade nas crianças e jovens, cresce também os casos de bullying, que são caracterizados por agressão física ou moral que um indivíduo ou um grupo praticam contra outras pessoas. De acordo com a pesquisa do IBGE, 30% dos estudantes brasileiros já foram vítimas dessas agressões.

Esse fato coloca o bullying como um dos principais motivos dos adolescentes para buscar a cirurgia bariátrica como tratamento para a obesidade.

No ano de 2009, de acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), foram realizadas no país 1,5 mil cirurgias em pacientes com menos de 20 anos, representando 5% do total de cirurgias realizadas em 2009. “A legislação brasileira só permite a cirurgia após os 16 anos ou esses números seriam maiores ainda. Muitos chegam ao consultório contando o preconceito que sofrem por serem obesos e acham que a cirurgia é a única solução, mas é preciso muita cautela e o paciente deve ser muito bem avaliado pela equipe clínica”, diz o cirurgião membro titular da SBCB
M, Dr. Roberto Rizzi.


Por: MyrellaMiguel.

Um comentário:

  1. Excelente matéria Myrella! Importante que os adolescentes comuniquem aos seus pais e/ou responsáveis ou aos seus professores, aos diretores do colégio ou mesmo ao seu melhor amigo. DENUNCIEM assim estarão ajudando a vocês mesmos e a outros colegas.

    ResponderExcluir