quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bullying Político.


Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Na política eleitoral, essa prática se caracteriza quando um agente político tenta impor sua vontade a outro ou outros, ameaçando não dar apoio ou não permitindo que alguns grupos consigam doações para suas campanhas de certas empresas ou setores econômicos. Esse é o bullying político.

A ideia para esse post me foi passada ontem, por uma fonte. Ela me relatou diversos casos e fui pesquisar como este fenômeno poderia estar acontecendo em nosso cenário eleitoral. O primeiro caso seria o do governador Paulo Hartung (PMDB), que estaria maltratando os tucanos, que são seus aliados históricos e ainda seu vice e o pré-candidato ao Senado, Ricardo Ferraço (PMDB), que lutou, lutou e nunca teve o apoio declarado do colega de partido.
O segundo caso seria do presidente Lula com o Espírito Santo, devido aos repasses de verbas federais para o Estado e o descaso com alguns projetos, como o aeroporto de Vitória. A fonte lista ainda o caso do prefeito da Serra e presidente regional do PDT, Sérgio Vidigal, com seu ex-aliado e pré-candidato a deputado federal Audifax Barcelos (PSB).

Outro caso recente seria a intervenção da Executiva nacional do DEM com os democratas capixabas, que ficaram sem rumo depois da imposição vinda de Brasília. Já o Blocão (PR, PDT, PP, PSB e PRB) tenta dinamitar as estratégias do prefeito de Vitória, João Coser (PT), e tirar o presidente regional do PT e deputado estadual, Givaldo Vieira (foto), da vaga de vice na chapa do senador Renato Casagrande (PSB) ao governo do Estado. No caso da vice, há quem diga que o nome sairá de onde menos se espera, com a unção de Hartung. Exemplo de que isso pode acontecer não falta, pois ninguém esperava que Tião Barbosa (PMDB) seria vice-prefeito da Capital.

                                                                            Deisy '

Nenhum comentário:

Postar um comentário